fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Doenças metabólicas: entenda o que são e quais as formas de tratamento

A incidência de doenças metabólicas tem aumentado gradativamente em todo o mundo. Para se ter uma ideia, estima-se que até 2020 a obesidade será a maior causa de doenças no planeta. A cirrose por gordura alimentar encabeçará a lista, ultrapassando o álcool como causador, o que mostra uma mudança muito brusca no comportamento das pessoas.

Recentemente, um estudo publicado pela revista científica Lancet mostrou que 30 milhões de pessoas estão obesas. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso, e que o número de adultos obesos seja superior a 700 milhões. Os números colocam o Brasil entre os países com maior índice de pessoas acima do peso: estima-se que 50% da população esteja próxima da obesidade.

Uma combinação de fatores trazidos pela modernidade está fazendo os indivíduos ficarem mais sedentários e mantendo uma alimentação desregrada, o que tem aumentado a incidência diversos problemas de saúde, dentre os quais se destacam as doenças metabólicas, que estão ligadas a um estilo de vida menos saudável. O diabetes tipo 2, a hipertensão arterial, problemas no fígado, infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são os principais – e mais frequentes – tipos de doenças metabólicas. Além disso, também há a diminuição de hormônio masculino no homem e aumento deste na mulher, fator que causa infertilidade de ambos os sexos.

O tratamento para essas doenças pode ser dividido em duas etapas. As medidas de circunferência abdominal que oferecem riscos de doenças metabólicas são de 90cm para homens e de 85cm para mulheres. Antes de chegar à condição na qual é necessário o uso de remédios ou a realização de alguma cirurgia, o paciente tem a opção de levar um estilo de vida mais saudável, com alimentação regrada e muita atividade física. Após isso, o paciente recebe a indicação de medicamentos, que podem ser inibidores de apetite, de ansiedade, metabólicos ou bloqueadores de absorção de gordura pelo intestino.

Em alguns casos, os médicos recomendam a técnica cirúrgica, que tem a finalidade de reduzir o peso corpóreo e acúmulo de gordura abdominal para que o indivíduo tenha melhora no quadro clínico.

O Dr. Marcelo PI é especialista no tratamento de doenças metabólicas e indica os melhores tratamentos para cada tipo de pessoa e organismo.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA