fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Medicina Integrativa: entenda o que é e quais são as vantagens

Você já ouviu falar em medicina integrativa? Apesar do termo ser cada vez mais popular no Brasil, o conceito ainda é cercado por uma série de mitos.

Afinal, trata-se de uma terapia alternativa? Quem faz uso dessa abordagem deixa de lado os tratamentos tradicionais?

O que é medicina integrativa?

A medicina integrativa é aquela que tem como princípio tratar o paciente como um todo, de maneira integral, e não sob o olhar específico de uma especialidade médica.

Quer um exemplo? Um paciente que recebe um diagnóstico de câncer, muitas vezes, não necessita apenas do tratamento de um oncologista ou de um especialista no órgão ou sistema que foi acometido pela doença. Ele precisa, também, de acompanhamento psicológico para enfrentar a doença e concluir o tratamento com sucesso.

Além disso, os efeitos colaterais da quimioterapia podem ser amenizados consideravelmente com práticas que não fazem parte da medicina tradicional — como a meditação, a acupuntura e as massagens, por exemplo.

Quais são os princípios da medicina integrativa?

O conceito de medicina integrativa surgiu nos anos 70, nos Estados Unidos, e propõe que, diferente do que acontece na medicina tradicional, o paciente exerça um papel ativo no seu processo de cura.

Os adeptos da medicina integrativa acreditam que, quando acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que atue em todas as suas esferas — psicológica, física e espiritual —, o paciente aumenta sua qualidade de vida e tem maiores chances de cura.

Que tipos de tratamentos são usados na medicina integrativa?

É importante deixar claro que a medicina integrativa não nega nem deixa de fazer uso dos avanços da medicina tradicional, mas propõe que eles sejam aliados às práticas mais antigas, que olham além dos sintomas e proporcionam bem-estar e qualidade de vida — como a meditação, homeopatia, acupuntura, yoga e shiatsu, por exemplo.

A ayurveda, a medicina chinesa, os florais de Bach, a cromoterapia, a quiropraxia e a hipnose são algumas outras terapias que fazem parte do conceito de medicina integrativa.

Quais são as vantagens da medicina integrativa?

A principal vantagem da medicina integrativa é que, optando por esse tipo de abordagem, o paciente trata do seu problema de maneira global, sem qualquer prejuízo do tratamento que fará com a medicina tradicional.

Em vez de buscar a cura olhando apenas para o órgão ou sistema que está doente, a medicina integrativa propõe um olhar amplo, sobre o corpo, mente e espírito, reduzindo o stress, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida, aliviando sintomas e proporcionando um reequilíbrio interior.

A boa prática da medicina integrativa busca jamais atrapalhar ou interferir de maneira negativa no tratamento da medicina tradicional. Por isso, o paciente é sempre orientado a informar ao seu médico que é adepto da abordagem e a quais tratamentos complementares está se submetendo.

O Dr. Marcelo é especializado nesse tipo de abordagem medicinal e oferece aos seus pacientes cuidados com o corpo, mente e espírito. Agende a sua consulta!

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA