fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Dez notícias falsas sobre saúde que muita gente acha ser verdade

Atualmente, a gente se depara com notícias falsas o tempo todo – são as chamadas fake news. O problema é que muitas delas são repassadas adiante, como se fossem verdadeiras. Aproveitamos para esclarecer algumas mentiras que envolvem a nossa saúde. Vamos lá:

  1. Uma dieta detox auxilia na eliminação de toxinas

O modismo é considerado um comportamento sem fundamentação científica. Isso porque rins, fígado, pulmões e pele já compõem um sistema sofisticado para depurar impurezas do organismo.

É possível, sim, que os rins fiquem sobrecarregados se um indivíduo abusar de proteínas e sal ao longo da vida. Mas não é uma dieta de poucas semanas que vai modificar o quadro.

Quem investir numa dieta detox pode mesmo notar um melhor funcionamento do corpo. Mas isso está ligado ao fato de que a alimentação passa a ser mais saudável. Ora, trocar uma batata frita por um suco verde sempre fará bem. Só não dá para acreditar que isso vai ocasionar uma maior eliminação de toxinas.

  1. Hipotireoidismo engorda

Não adianta colocar os quilos extras nas costas da doença. O hipotireoidismo não engorda pra valer. Existe uma facilidade, sim, para retenção de líquidos – o que pode acrescentar mais ou menos uns três quilos à balança. E perder peso fica mais complicado porque a condição desacelera o metabolismo. Mas, ao tomar remédio, essa dificuldade acaba.

  1. Ao engolir o chiclete, ele gruda no estômago

Ok, a goma de mascar não é para ser engolida mesmo. Mas se ela escorregar goela abaixo, nada de desespero: a estimativa é que sairá nas fezes em até 24 horas. Só não vale fazer disso um hábito – daí, sim, há risco de acúmulo.

  1. Vacina causa autismo

Nada disso. O boato ganhou força com um artigo forjado por um médico britânico que associava o autismo ao uso da vacina tríplice viral na infância. Mas a história foi desmentida e o autor da lorota – bem perigosa, diga-se de passagem – perdeu seu registro profissional.

  1. Mamografia eleva o risco de câncer de tireoide

Em um vídeo que circulou na internet, uma mulher informava que o badalado médico Drauzio Varella havia dado um alerta: os profissionais responsáveis pela mamografia, importante exame para flagrar o câncer de mama, não ofereciam às mulheres um protetor para a tireoide. O resultado é que a glândula ficaria suscetível aos efeitos da radiação, o que causaria tumores na região.

O médico desmentiu a informação – ele nunca deu declaração parecida. Fora que os raios emitidos na mamografia atingem sobretudo os seios — a dose que se espalha para outras regiões é considerada insignificante.

Não estamos dizendo que a radiação é isenta de danos. Em excesso, exames que usam raio-x podem, sim, provocar câncer. Mas o fato é que a mamografia, quando bem prescrita, oferece muito mais benefícios do que riscos.

Em resumo, siga a recomendação do seu médico quanto ao checkup contra o câncer de mama.

  1. Comer carboidratos à noite engorda

Você evita um prato de macarrão depois das 18 horas com medo de ganhar peso? Não precisa ter medo disso, não. Um estudo já chegou a mostrar que comer carboidratos nesse período até ajuda a aplacar a fome no dia seguinte.

E é válido ressaltar que os principais responsáveis pelo aumento da cintura são ingestão exagerada de calorias em geral, alimentação desequilibrada e sedentarismo.

O primordial, ao montar o prato, seja de dia ou à noite, é contemplar todos os macronutrientes – gorduras, carboidratos e proteínas – e de forma comedida.

  1. Usar boné causa a perda de cabelo

Se você escutar por aí que o acessório contribui para o surgimento de caspa e a quebra dos cabelos, vá lá: isso pode acontecer mesmo. Mas não faz sentido ligar o boné à calvície. Ele não faz os fios se desprenderem do couro cabeludo.

  1. Água com açúcar nos deixa mais calmos

O ingrediente adocicado até induz a liberação de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar. Só que essa reação não acontece de um minuto para o outro. Para dar aquela acalmada nos ânimos, compensa mais investir em um chá de camomila.

  1. Pimenta favorece o aparecimento de hemorroida

Se gosta do tempero, pode usá-lo numa boa. O alimento em si não causa hemorroida. Só é bom maneirar quando o problema já está instalado, pois a pimenta tem ação vasodilatadora e irrita as mucosas. Com isso, pode aumentar o desconforto.

  1. Creme dental é uma maravilha contra queimaduras

Nada deve ser aplicado sem orientação de um médico – isso vale para clara de ovo, borra de café, manteiga e por aí vai.

Os efeitos de certos ingredientes podem até piorar a situação. No caso da pasta de dente, há sofrimento na hora de aplicar o produto e, depois, no momento de tirá-lo da pele sensibilizada.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA