fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Hábitos alimentares e o consumo de água colaboram para o funcionamento do intestino

Pessoas que possuem intestino preso nem sempre gostam de falar sobre o assunto, entretanto, a dificuldade de ir ao banheiro pode ser a causa de algumas doenças. Existem três fatores que caracterizam esse problema, dor e esforço para evacuar e a consistência do cocô. É necessário procurar um especialista quando a prisão de ventre torna-se aguda – acontece um episódio e depois regulariza – ou crônica – diversos dias com dificuldades para defecar.

Nos bebês, a constipação – retenção de fezes ou alteração do trânsito intestinal – ocorre quando a introdução alimentar é iniciada, pois alguns alimentos podem travar o intestino e, se são mal ingeridos causam cólicas e diarreia. Por isso é importante variar a alimentação, principalmente com legumes, vegetais e frutas. Já em crianças, a falta de água, de fibras e excesso de doces colaboram para a prisão de ventre.

Em adultos, dietas restritivas e ricas em proteínas; sedentarismo; pouca ingestão de água; demorar para ir ao banheiro; uso de determinados medicamentos e, utilizar chá diurético para emagrecimento são razões que dificultam o funcionamento do intestino. É fundamental perceber os próprios hábitos, adequar-se ao consumo de alimentos com alto teor de fibras solúveis e não tomar laxantes sem prescrição médica.

Sucos naturais ajudam a melhorar o fluxo intestinal; repõem fibras; minerais e magnésio, especialmente aqueles que levam mamão, couve, gengibre e laranja. O equilíbrio entre as fibras solúveis e insolúveis mais o consumo de muita água garante que o intestino funcione corretamente, sem precisar de esforço para trabalhar.

Por esse motivo o Dr. Marcelo PI trata distúrbios digestivos para evitar complicações e doenças que interfiram diretamente com a qualidade de vida.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA