fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Menopausa precoce

No Brasil, as mulheres entram na menopausa entre 46 e 51 anos, quando ela acontece antes do 40 anos pode ser considerada precoce. Insônia; oscilações de humor; calor excessivo; menstruação irregular; aumento de peso; falta de energia, entre outros, são alguns dos sintomas mais comuns.

A menopausa precoce ocorre por inúmeros motivos, como causas genéticas, quimioterapia ou radioterapia na infância, cirurgia do ovário, medicamentos para acne com isotretinoína – substância que ajuda no tratamento de acnes resistentes –, cirurgia de endometriose grasse no ovário e doenças autoimunes.

A mulher nasce com uma quantidade determinada de folículos no ovário e vai perdendo no decorrer da vida. A partir da puberdade, ela começa a perder cerca de 300 folículos por mês e se tiver um desses sinais que aceleram a perda, a menopausa pode chegar antes do esperado.

Irregularidade menstrual e diminuição do fluxo são indícios de menopausa precoce, porém eles não são tão claros para as mulheres que tomam pílula anticoncepcional. Para reverter esse quadro, existe a terapia de Reposição Hormonal. Conte com um médico de comprovada experiência para ajudá-la nesse assunto, como o Dr. Marcelo, é providencial para evitar grandes desconfortos e ter qualidade de vida em qualquer condição e idade.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA