fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Atividades físicas tem efeito anti-inflamatório em pessoas com sobrepeso e obesidade

Milhares de pessoas sofrem de obesidade ou sobrepeso, isso possibilita o aumento de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Cerca de um terço dos adultos podem ser considerados obesos no mundo, isto é, com o índice de massa corporal maior do que 30.

Alguns dos distúrbios de saúde ligados à obesidade são resultado da inflamação crônica causada por substâncias fabricadas no tecido adiposo, as chamadas adipocinas, que atuam em diversos órgãos. A inflamação é um processo natural do nosso corpo em resposta a pequenos danos, mas em indivíduos com excesso de peso ela é potencializada por adipocinas especificas que estão mais altas que o normal. O estímulo contínuo dessas substâncias pode provocar uma inflamação persistente devido ao aumento de células pró-inflamatórias no sangue.

Essa inflamação é gerada por células sanguíneas especificas, as quais são produzidas no corpo em maior quantidade, podendo se espalhar para os órgãos do corpo e ocasionar seu mal funcionamento. Pesquisas recentes comprovaram que exercício físico age no combate das inflamações e seu efeito é notado em pouco tempo, pois as células são formadas de células-trono e podem ser estimuladas ou inibidas através de atividades.

Durante o estudo, foi realizado um programa de exercícios físicos de seis semanas em sessões de bicicleta ou corrida em esteira, com duração de 60 minutos, 27 pessoas participaram. Amostras de sangue foram coletadas antes e após a intervenção de treinamento para avaliar células-tronco pró-inflamatórias. Desta forma, concluiu-se que o exercício diminui significativamente o número dessas células.

Os resultados são promissores e mostram como as atividades físicas melhoram a saúde em adultos com sobrepeso. Além disso, a pratica regular também reduz a pressão arterial e beneficia a sensibilidade à insulina, trazendo vantagens psicológicas. Conte com um profissional de comprovada experiência para ajudar nesse assunto, como o Dr. Marcelo, estruturando treinos com base em conhecimento científico.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA