fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

A importância da alimentação na terceira idade

Não existe formula mágica para deter o envelhecimento, mas é possível garantir que seja saudável. As escolhas devem começar durante toda a vida, como praticar atividade física, fazer sempre um checkup, evitar alguns hábitos e alimentos industrializados, entre outras.

Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população brasileira, torna-se fundamental planejar e desenvolver ações de saúde que possam contribuir para a melhora da qualidade de vida dos idosos no Brasil. Entre essas ações estão medidas relacionadas diretamente a uma alimentação saudável, que devem fazer parte das orientações trabalhadas pelos profissionais especializados na área nutricional.

É importante estar alerta às alterações corporais relacionadas ao envelhecimento e no ambiente em que os idosos vivem, seja doméstico ou institucional. As mudanças que ocorrem no corpo estão associadas a modificações na função hormonal e ao metabolismo energético, o que acaba afetando a necessidade de nutrientes e a perda de massa muscular e força, gerando problemas de equilíbrio, queda e fraturas. E, a presença de doenças crônicas pode levar a restrições dietéticas, relacionadas ao uso de diversos medicamentos, reduzem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais.

Praticar exercícios físicos com acompanhamento de um nutricionista pode reduzir os efeitos da perda muscular e a utilização de suplementação de vitamina D e o ômega-3 e, ingerir proteína adequadamente, traz diversos benefícios para a saúde da terceira idade. Ter saúde, disposição, uma boa alimentação e qualidade de vida é essencial e, com isso em mente, o Dr. Marcelo individualiza cada caso através de uma análise minuciosa e científica de cada pessoa para, então, traçar a estratégia de ação ideal que pode englobar uma dieta saudável, atividade física regular, saúde emocional, controle de doenças e inserção social.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA