fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

A importância dos alimentos vermelhos para a saúde

A cor de cada alimento representa a predominância de determinados nutrientes, vitaminas e/ou fitoquímicos, que proporcionam benefícios específicos para a saúde. Entre os alimentos vermelhos é possível encontrar os ricos em antioxidantes, diuréticos, termogênicos e aqueles com grandes quantidades de fibras solúveis.

A beterraba e a uva vermelha, por exemplo, possuem ferro, o que aumenta a produção de glóbulos vermelhos e ajuda a combater a anemia. Já os antioxidantes, funcionam como proteção das células contra a ação dos radicais livres, agindo na purificação do sangue e atuando como anti-inflamatório. Eles estão presentes no tomate; pimentão; pimentas; caqui; morango; melancia e, também, na cereja.

Licopeno é um pigmento essencial para a saúde dos órgãos, como o fígado, pulmões e glândulas suprarrenais. A pectina é uma fibra solúvel que diminui os níveis de colesterol, doenças cardiovasculares e melhora o funcionamento do intestino. Ambas são encontradas na melancia e na goiaba vermelha. O maior teor de pectina está na maçã e no tomate.

Ácido fólico – importante para a saúde cardiovascular –; ácido málico – contribui para absorção de vitamina C –; capsaicina – atua como anticoagulante –; niacina ou vitamina B3 e, flavanóides – protege o coração e auxilia na prevenção de alguns casos de câncer –, são outras substâncias achadas em alimentos vermelhos essenciais para o organismo humano.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA