fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Benefícios do chá de hibisco para a saúde

Na antiguidade, faraós egípcios tomavam chá de hibisco para refrescar e controlar a temperatura corporal. Já no Irã, as flores de hibisco são utilizadas para acalmar a mente e melhorar os problemas de insônia. Mas, recentemente, o chá tem sido usado para queimar gordura, reduzir o inchaço, controlar o colesterol e melhorar o funcionamento intestinal. Como ele também é diurético, serve para baixar a pressão arterial e proteger as funções dos rins e fígado.

O chá de hibisco é pouco calórico, mas contém inúmeros nutrientes essenciais para a saúde, como flavonóides (antocianinas e quercetina – possui propriedades anti-inflamatórias), responsáveis por parte dos benefícios e as flores são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas.

Principais nutrientes:

  • Minerais: ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre e cálcio;
  • Vitaminas: A, C, tiamina (B1), riboflavina (B2) e ácido fólico;
  • Ácidos orgânicos: málico, tartárico e cítrico, três tipos fundamentais de fitonutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

Veja a seguir alguns dos benefícios que o hibisco proporciona à saúde:

– Antioxidante

Os antioxidantes das flores de hibisco têm um papel importante na redução nos danos celulares causados pelo estresse oxidativo. Embora os radicais livres sejam comumente associados ao envelhecimento da pele, este não é o único mal que podem causar à saúde: o excesso de substâncias tóxicas também enfraquece o sistema imunológico e predispõe o organismo a doenças.

Portanto, é possível afirmar que o chá de hibisco serve para combater os radicais livres, diminuir a inflamações e prevenir doenças neurodegenerativas.

– Prevenção do câncer

Assim como outros alimentos ricos em antioxidantes, o hibisco contém fitonutrientes que podem retardar o crescimento de células cancerígenas através de uma redução na quantidade de radicais livres na circulação.

O ácido protocatequínico do hibisco atua como um antioxidante e antitumoral, induzindo a apoptose (morte celular programada) das células tumorais.

– Melhora o funcionamento intestinal

O chá de hibisco é levemente laxante, uma vez que seus compostos ativos melhoram a digestão e favorecem o trânsito intestinal. O fitonutrientes irão despertar as funções renais e hepáticas, ao mesmo tempo em que o volume de água estimula os movimentos intestinais, favorecendo a eliminação das fezes.

– Diurético

Produzida no córtex das glândulas adrenais, a aldosterona é um hormônio que controla a retenção de sódio e a eliminação de potássio pelos rins, contribuindo assim para a manutenção do equilíbrio hídrico do nosso organismo.

Para aqueles que pensam em utilizar o chá de hibisco para emagrecer, isso significa que, além de estimular a queima de gordura, a bebida ainda elimina o excesso de líquidos, baixando o ponteiro da balança e reduzindo o inchaço abdominal.

– Protege o fígado

As folhas de hibisco foram responsáveis por uma redução nos danos oxidativos causados ao órgão, e os antioxidantes da planta também reduziram a inflamação hepática, ainda pode prevenir futuros problemas no fígado.

Além de todas às propriedades acima, o chá de hibisco é bom para diminuir as cólicas menstruais, melhora a digestão, reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico, entre outras.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA