fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

O risco de câncer intestinal pode diminuir com o consumo de vegetais

O câncer de cólon – câncer no intestino –, é um dos mais recorrentes em todo o mundo, geralmente começa com o aparecimento de um pólipo no revestimento do cólon (parte do intestino grosso). Nem todos os pólipos, no entanto, se tornam tumores. Um pólipo pode levar, em média, dez anos para se tornar um tumor.

Segundo uma pesquisa, a ingestão de vegetais, como brócolis, couve e repolho, pode auxiliar na prevenção do desenvolvimento de câncer de cólon. Algumas substâncias químicas produzidas nesses alimentos são capazes de reduzir a inflamação no intestino e cólon, o que ajuda a diminuir a probabilidade da doença na região.

Os estudiosos salientaram que apesar de não ser possível mudar os fatores genéticos, aqueles que tornam uma pessoa propensa ao câncer, os riscos podem ser reduzidos com medidas simples, como uma dieta rica em vegetais. O estudo fornece evidências importantes para a melhor compreensão de como o indol-3-carbinol (I3C) – substância fabricada no organismo diante da digestão de alguns legumes –, pode prevenir inflamações intestinais.

De acordo com os pesquisadores, foi possível a prevenção dessa inflamação e o câncer de cólon por conta da ativação do receptor de hidrocarboneto de arila (AhR) – proteína que transfere as informações para as células do sistema imunológico e do revestimento do intestino. Ao receberem a sinalização, elas se preparam para proteger o trato digestivo de inflamações que podem ser causadas por bactérias que vivem na microbiota intestinal.

Uma das funções do AhR é auxiliar as células-tronco a se transformarem em células especializadas do revestimento intestinal responsáveis pela produção de muco protetor. Quando essa proteína está ausente ou não funciona adequadamente, essa tarefa não é realizada e as células podem passar por intensa divisão. A reação anormal pode provocar crescimento de células malignas.

Após os resultados, os cientistas concluíram que uma alimentação saudável pode ser uma maneira simples de prevenir diversas doenças como essa. Nada melhor do que um profissional especializado para cuidar da sua alimentação, como o Dr. Marcelo PI. Ele possui um olhar único para cada paciente, isso é primordial para garantir a ingestão total de nutrientes que forneça energia, proteínas, micronutrientes e fluídos suficientes para atender às suas necessidades.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA