fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Praticar atividades físicas diminui risco de ataque cardíaco, mesmo em locais com poluição de ar

Todos sabemos que praticar atividades físicas reduz o risco de doenças cardiovasculares e do infarto miocárdio precoce – antes dos 60 anos –, independente da qualidade do ar, de acordo com uma pesquisa dinamarquesa atual.

Esse estudo foi feito em um país, o qual preza a qualidade de vida e foi detectado que as pessoas que vivem nas áreas mais poluídas pelo tráfego de automóveis, sofrem maior exposição ao dióxido de nitrogênio (NO2). Elas tiveram um aumento de 17% no risco de infarto do miocárdio (IM) e 39% maior a chance do segundo infarto do que nas áreas menos aferradas pela poluição.

A constatação é óbvia, mas os hábitos de vida também influenciam. Nesse ponto, o exercício físico moderado praticado regularmente por muitos moradores foi associado a queda para metade do risco de um segundo infarto do miocárdio, quando comparado ao pessoal de estilo de vida sedentário.

A prática de esportes foi associada à menor incidência de IM em áreas residenciais de média e alta exposição ao NO2. No estudo mostra que a atividade física, mesmo durante a exposição à poluição do ar, em cidades com níveis altos, pode diminuir o risco de ataque cardíaco.

De qualquer forma, a recomendação é para que as pessoas realizem atividades físicas e esportivas como estilo de vida saudável, três a quatro vezes semanais na quantidade mínima de 150 minutos de atividades moderadas ou de 75 minutos de intensas, sempre respeitando seus limites e sua capacidade física e metabólica determinada pela avaliação médica pré participação.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA