fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Diminuir carboidratos a noite pode aumentar ansiedade e causar insônia

Dietas restritivas e má equilibradas oferecem riscos à saúde e podem influenciar na qualidade do sono, em conjunto com estresse e agitação. Por que cortar carboidratos à noite pode aumentar a ansiedade e prejudicar o sono?

A alimentação noturna contendo carboidratos é necessária para a conversão de triptofano, a serotonina no cérebro. Quanto maior for a quantidade de carboidratos, maior será a disponibilidade de triptofano para a área cerebral. Frutas, mel, geleia, hortaliças A (verduras), hortaliças B (legumes), hortaliças C (batata, aipim, inhame e mandioca), cereais (arroz, macarrão, milho, quinoa, aveia, triguilho e cevadinha) e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico e ervilha), são alimentos fontes de carboidratos.

O triptofano é um aminoácido precursor de serotonina. As principais fontes são: carne, frango, peixe, ovo, queijos, banana, aveia, abacate, castanha, amendoim, amêndoas e nozes. Já a serotonina, é um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de bem estar, otimismo e prazer. Ela regula o sono, o humor e a capacidade de aprendizagem.

Pessoas com depressão apresentam, geralmente, baixos níveis deste neurotransmissor e está diretamente relacionado com a maior vontade de comer doces e carboidratos.

O ácido fólico – vitamina B9 – e a piridoxina – vitamina B6 – são nutrientes que estimulam a produção de serotonina também. Estão presentes em folhas verdes escuras, leguminosas, laranja, abacate, banana, leite, batata, lentilha, entre outros alimentos.

Para ter um alimentação saudável sem a falta de nenhum um nutriente é importante possuir um acompanhamento médico. Por isso mesmo, um nutrólogo, como o Dr. Marcelo, é o profissional mais indicado para cuidar da sua saúde com um tratamento individualizado.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA