fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Determinados alimentos ajudam no alivio da menopausa

Quando a vida produtiva das mulheres está chegando ao fim boa parte delas sente as manifestações da gangorra hormonal, afinal, os ovários estão encerrando o expediente. Cerca de 80% dessas mulheres sofrem com ondas de calor e suor intenso, o libido cai e a vagina fica mais ressecada e, algumas convivem com insônia e até depressão.

Um estudo inglês indica que a dieta pode interferir na idade em que a menopausa chega. Após analisar os hábitos alimentares de 914 mulheres com idades entre 40 e 65 anos, uma equipe da Universidade de Leeds descobriu que entre aquelas que comiam mais peixes e legumes frescos diariamente, o fim da menstruação chegou até três anos mais tarde do que a média britânica (51 anos). Quem manteve um cardápio rico em carboidratos simples, como massas e arroz, teve a menopausa antecipada em até um ano e meio.

A vantagem do primeiro grupo estaria na ingestão de ômega 3, vitaminas e outros antioxidantes, que favoreciam o bom funcionamento das células, inclusive dos ovários.

Alimentos que auxiliam a diminuir os efeitos da menopausa:

  • Peixes: o consumo regular de espécies oleosas como salmão, atum e sardinha estão relacionadas a uma menopausa mais tardia.
  • Legumes: dê prioridade as versões frescas, como vagem, ervilha, grão de bico e lentilha.
  • Ovos: possuem proteína e vitaminas, como a D, que atua na absorção de cálcio e, desta forma, ajudam na prevenção de osteoporose.
  • Nozes e castanhas: são fontes de gorduras boas e antioxidantes que reduzem os danos ás células dos ovários.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA