Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836

Pesquisa indica causa de doenças crônicas na obesidade

Um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, explica por que a obesidade causa inflamações prejudiciais que podem levar à diabetes, obstrução das artérias e outros problemas de saúde. Os pesquisadores acreditam que usar esse conhecimento auxilia no combate a essas doenças crônicas, provocadas pela inflamação relacionada a obesidade.

Os cientistas, pela primeira vez, foram capazes de explicar o motivo pelo qual as células – benéficas – imunes residentes no tecido adiposo tornam-se prejudiciais durante a obesidade, causando inflamação indesejada e crônica.

A equipe descobriu que os radicais livres prejudiciais produzidos dentro de nossos corpos reagem com uma substância, conhecida como lipídios, dentro do tecido adiposo. Esse ataque aos lipídios leva a causar inflamação, uma resposta imunológica natural.

Isso resulta em um processo chamado “oxidação lipídica”. A princípio, os pesquisadores esperavam que os lipídios oxidados se mostrassem prejudiciais, mas alguns deles provocaram essa inflamação crônica, reprogramando as células imunológicas para se tornarem hiperativas. Porém, outros lipídios oxidados estavam presentes no tecido saudável, especificamente, os curtos “truncados” são protetores e os mais longos inflamatórios.

A pesquisa mostra que os lipídios oxidados de longa duração são bastante inflamatórios. Eles promovem a inflamação dentro dessas células imunológicas e instiga o processo da doença dentro do tecido gorduroso.