fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Consumo de fibras pode retardar o envelhecimento cerebral

As fibras são conhecidas por contribuírem para a manutenção de uma dieta saudável, além de auxiliarem na redução de peso. Um novo estudo publicado em uma revista cientifica – Frontiers in Immunology – mostra que acrescentar alimentos ricos em fibras, como brócolis, nozes, aveia e feijão, pode retardar o envelhecimento cerebral.

Os declínios cognitivo e de memória, comuns na terceira idade, são causados por uma inflamação da micróglia, um tipo de célula do sistema imunológico que é abundante no cérebro e que tende a se tornar hiperativa e cronicamente inflamada no processo de envelhecimento. As fibras ajudam a retardar o envelhecimento cerebral ativando a produção de um ácido graxo de cadeia curta, chamado butirato, que possui propriedades anti-inflamatórias.

Para chegar a essa conclusão, a equipe de pesquisadores da Universidade de Ilinois acompanhou, ao longo de quatro semanas, a dieta de camundongos idosos e jovens, verificando a quantidade de fibras ingeridas e o nível de substâncias anti-inflamatórias presentes no intestino. Os resultados mostraram que uma dieta rica em fibras aumenta a quantidade de butirato e outros ácidos graxos de cadeia curta na corrente sanguínea, tanto dos animais idosos quanto dos mais novos.

Pesquisas anteriores apontaram que o butirato é produzido no cólon quando bactérias fermentam as fibras no intestino, podendo melhorar a memória e reduzir as inflamações cerebrais e intestinais. No entanto, até o momento, a ciência não havia descoberto como o consumo de fibras poderia ser convertido em benefícios cognitivos.

Por outro lado, um consumo baixo do nutriente aumentou a inflamação intestinal nos ratos idosos. O mesmo não foi observado nos animais mais jovens, sugerindo que o envelhecimento aumenta a vulnerabilidade à inflamação. O que torna necessária a adição de fibras na alimentação para estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias.

A ingestão de fibra é melhor alcançada através do consumo de uma variedade de alimentos, como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Ingerir mais vegetais, cereais integrais e frutas ao longo do dia ajuda a alcançar a dose diária recomendada.

Além de melhorar a saúde digestiva, as fibras previnem a constipação, reduzem o risco de doenças cardíacas, diabetes do tipo 2 e câncer de cólon. Também, colabora na diminuição do colesterol ruim (LDL) e ajuda o índice glicêmico em pessoas diabéticas.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA