fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
excesso de peso

Quando o excesso de peso vira um risco à saúde

Atualmente é complicado achar alguém que esteja satisfeito com seu peso atual, porém, em algum momento, essa insatisfação deixa de ser uma vaidade e se torna um problema de saúde. Em uma última pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o resultado foi que, quase metade da população do país tem o IMC acima do tido como ideal (entre 18,6 e 24,9).

Porém, para percebermos que nosso peso está afetando a saúde, nem sempre é necessário a consulta com um especialista. Nosso próprio corpo nos mostra através de sinais que os quilos a mais se tornaram um problema.

GORDURA ABDOMINAL

O tamanho da cintura da pessoa pode colaborar ou diminuir os riscos de doenças crônicas, como diabetes. O peso, se distribuído pelo corpo, tem menos riscos do que concentrado no abdômen. Por isso, eventualmente, um indivíduo que está acima do IMC tem mais facilidade a adquirir doenças do que uma pessoa dentro do valor ideal.

A gordura abdominal auxilia no aumento de glicose, pressão arterial e colesterol ruim. Porém, em contra partida, a gordura que fica em baixo da pele, conhecida como subcutânea, tem o efeito contrário e controlam os níveis. Para mulheres, o tamanho da cintura não deve ultrapassar os 88 centímetros, já para os homens, não pode passar dos 102.

Outras formas que percebemos que o ganho de peso está nos fazendo mal são:

  • ADEUS AS ROUPAS: Uma das primeiras formas que percebemos o ganho de peso são nas roupas. Porém, isso não pode servir de parâmetro, já que pode mudar de peça para peça e corpo para corpo. O ideal é sempre procurar um médico especialista.
  • LIMITAÇÕES: Antes o seu corpo andava alguns metros e você nem sentia, porém, hoje, fica exausto em caminhar a mesma distância.
  • BAIXA AUTOESTIMA: O peso pode nos limitar de diversas formas, entre elas, socialmente e psicologicamente. Alguns indivíduos quando estão acima do peso, deixam de se expor, e isso é um problema a ser tratado com urgência por especialistas.
  • INSÔNIA: Problemas durante uma noite de sono estão normalmente ligados à obesidade. Um dos principais sintomas é a apneia do sono, onde ocorre o ronco e cansaço.
  • SUOR EXCESSIVO: O ganho de peso aumenta a quantidade de suor produzido, pois, com o aumento de células, o metabolismo acelera e gera aumento de temperatura.
  • DOR NAS COSTAS: Caso o seu dia seja finalizado com dor nas costas, então o excesso de peso pode ter virado um problema. Pessoas acima do peso tem probabilidades maiores de sofrer desgastes da coluna lombar.

CONSULTE UM NUTRICIONISTA

Um olhar único a cada paciente é primordial para garantir que a ingestão total de nutrientes lhe forneça energia, proteínas, micronutrientes e fluídos suficientes para atender às suas necessidades. É nesse espírito que o Dr. Marcelo Pí conduz os atendimentos e, a perda de peso com qualidade de vida, é uma das suas especialidades. Por isso mesmo, um nutrólogo, como o Dr. Marcelo Pí, é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar distúrbios de peso, carências de nutrientes e desregulações alimentares, como as compulsões, por exemplo.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu Facebook clicando aqui.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA