fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
alimentos menopausa

Alimentos que auxiliam na menopausa

Quando a mulher atinge os 40 anos é normal já começar a pensar na menopausa. A menopausa começa quando ocorre a última menstruação, em média, ela ocorre entre os 48 e 51 anos, embora não exista data certa para acontecer.

A menopausa acontece quando o corpo não produz mais hormônios femininos pelos ovários e isso pode acontecer naturalmente ou por cirurgia. Mesmo não havendo um período exato de quando ela vai acontecer, nosso corpo começa a dar alguns sinais que nos ajudam a perceber sua chegada. A intensidade e duração da menstruação diminui, os ciclos aumentam e ficam irregulares, até que param por completo.

Existem dois tipos de menopausa, a tardia, quando ocorre após os 55 anos e a precoce, quando ela chega antes dos 40 anos.

Sintomas da menopausa

Os principais indícios da chegada da menopausa são, ausência de menstruação, ressecamento, calor, suor durante a noite, insônia, depressão, baixo desejo sexual, falhas na memória, entre outros.

Tratamentos e precauções

Mesmo sendo algo natural às mulheres, a menopausa tem que ser acompanhada de perto para que os desconfortos possam ser menos agressivos.

O tratamento mais conhecido da menopausa é a reposição hormonal. Por mais que possa variar entre pacientes, o tratamento consiste em repor ao organismo os hormônios que o organismo deixou de produzir.

A alimentação na menopausa

A alimentação age diretamente na nossa qualidade de vida e, na menopausa, isso não é diferente. Todo o desconforto desse período pode ser reduzido com uma alimentação equilibrada.

O consumo de alimentos que são fontes de vitamina E, C e D3, além de, zinco, ácido fólico, magnésio, carboidratos, proteínas, entre outros, amenizam a falta de hormônios que o corpo deixa de produzir.

Neste período, a ingestão de frutas cítricas e castanha do Pará fazem toda a diferença. No caso da castanha do Pará, ela reestabelece funções do cérebro que, durante a menopausa, tem uma retração. Além disso, ela tem poder antioxidante.

Outros alimentos que podem ajudar nessa fase são:

Soja: Evita o ressecamento da pele graças à substância chamada isoflavona.

Ômega 3: essencial para controlar os níveis de colesterol. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardíacas e auxilia nas funções cerebrais.

Vitamina D: O consumo de vitamina D com um banho de sol colabora para o aumento da resistência óssea e absorção de cálcio.

Vitamina E: Previne os picos de calor excessivo e diminui o desconforto pela falta de hormônios.

DR. MARCELO PÍ

O Dr. Marcelo Pí é especialista em reposição hormonal. Um nutricionista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar distúrbios da menopausa e, o acompanhamento, é providencial para evitar grandes desconfortos e ter qualidade de vida em qualquer condição e idade.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook clicando aqui.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA