fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
No Brasil, mudança de hábitos poderia evitar 63 mil mortes por câncer por ano

Mudança de hábitos poderia evitar 63 mil mortes por câncer

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e Harvard University, mostrou que, uma vida não saudável, causa mais de 100 mil casos e 60 mil mortes por câncer todo ano no país. Segundo o estudo, por ano, 114 mil casos de câncer e 63 mil mortes pela mesma doença, poderiam ser evitadas com a diminuição de fatores diretos ao estilo de vida, como, tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, alimentação não saudável e falta de atividade física.

Segundo os pesquisadores, o estilo de vida não saudável estaria ligado ao risco de 20 tipos de câncer, são eles: laringe, pulmão, esôfago, orofaringe, cólon e reto, cavidade oral, bexiga, fígado, estômago, colo e corpo do útero, rim, vesícula biliar, mama, pâncreas, leucemia mieloide, mieloma múltiplo, tireoide, ovário e próstata. A grande novidade dessa pesquisa é mostrar que, a maioria desses cânceres poderiam ser evitados com uma alimentação e estilo de vida mais saudável.

A IARC, Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, diz que esses 20 tipos de câncer correspondem a, aproximadamente, 80% dos casos registrados no Brasil. Para realizar a pesquisa, foram cruzados dados de duas pesquisas anteriores sobre estilo de vida e, ainda, usaram estimativas de casos e mortes por câncer e o risco relativo desses tipos de câncer associados a cada um dos fatores de risco.

Com as análises, constatou-se que a redução dos fatores de risco, relacionados ao estilo de vida, poderiam prevenir até 114 mil casos e 63 mil mortes por câncer por ano no Brasil. No caso da incidência de câncer de pulmão, laringe, orofaringe, esôfago e cólon e reto, o número seria reduzido pela metade. Já a mortalidade de 13 dos 20 tipos de câncer analisados, reduziria em 20%. A eliminação ou redução do tabagismo (67 mil casos e 40 mil mortes), seguido do excesso de peso (21 mil casos e 13 mil mortes) e consumo de álcool (16 mil casos e 9 mil mortes), teriam maior impacto na prevenção de casos e mortes por câncer no Brasil.

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA