fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Consumo de sal excessivo está ligado à doenças cardiovasculares

Você tem o costume de salgar a comida sempre que ela chega à mesa? Então atenção, porque uma pesquisa da National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine (NAS), que assessora o Ministério da Saúde dos EUA, comprou que existe ligação entre ingestão de sódio, que é basicamente o consumo de sal, e doenças.

Leia também: Portugal aprova lei que proíbe a publicidade de alimentos não saudáveis

Com isso, o estudo atesta que somente a  mudança de hábito de limitar a ingestão de sódio a 2,3g por dia, que equivale a 5g de sal. Mas atenção, porque essa recomendação vale para adultos aparentemente sadio. Quando se trata de pré-adolescentes, o ideal é 30% menos.

Contudo, para indivíduos com mais de 51 anos de idade, esse limite é ainda menor, de 1,5g por dia, que significa 4g de sal por dia.

O estudo ainda observou que a redução de sódio tem um impacto maior nas pessoas com hipertensão arterial, do que em adultos com a pressão normal. Porém, no final das contas, o benefícios da redução da ingestão de sódio para a meta recomendada são válidos para ambos os grupos.

Consumo de sal no Brasil

consumo de sal

O consumo excessivo de sódio no Brasil não é totalmente resultado do mau hábito, em geral, do brasileiro de exagerar no sal ao temperar a comida. É sabido que a indústria nacional alimentícia não reduziu a quantidade de sal em 20 e 30% recomendada pela Cardiologia brasileira. O sódio é utilizado pelo setor para prolongar o tempo de vida útil dos alimentos.

Leia também: Beber água; 5 benefícios ao organismo

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA