fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
excesso de sal no organismo

Excesso de sal no organismo causa problemas na flora intestinal

O sal está presente nos mais diversos alimentos do nosso cotidiano. No entanto, por mais que seja usado para deixar a comida mais saborosa, o excesso de sal no organismo é muito perigoso. Além de poder causar problemas cardíacos e de aumento de pressão, o mineral também está relacionado à problemas na flora intestinal.

Leia também: Consumo de sal excessivo está ligado à doenças cardiovasculares

Em estudo realizado na Alemanha, cientistas descobriram que o excesso de sódio reduz a quantidade de bactérias na microbiota (flora intestinal), deixando assim o organismo mais vulnerável à doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Como o excesso de sal no organismo causa problemas

excesso de sal no organismo

A pesquisa publicada na revista britânica Nature foi realizada inicialmente com ratos. Por três semanas os cientistas avaliaram dois grupos distintos dos animais: os que se alimentariam de muito sal e os que comeriam quantidades reduzidas. Durante o período, notou-se que o primeiro grupo apresentava uma redução significativa de espécies microbianas, entre elas a Lactobacillus murinus, que é responsável por diminuir a quantidade de células TH17 no organimo, que estão ligadas à hipertensão.

Após os testes com ratos, os pesquisadores contaram com a ajuda de alguns voluntários e obteve resultados semelhantes no corpo humano. Ou seja, houve redução da Lactobacillus murinus, aumento da TH17 e da pressão arterial.

Leia também: Saiba a importância da hidratação na atividade física

Dr. Marcelo PÍ

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA