fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
obesidade

Pesquisa revela que 20% da população brasileira é considerada obesa

Pelo menos 19,8% da população brasileira é considerada obesa. Esse foi o resultado divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde que publicou os resultados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O estudo foi elaborado tendo como base as respostas de 52.395 pessoas dos 26 estados e do Distrito Federal. 

Leia também: Combate ao sedentarismo: 80% dos adolescentes não praticam exercícios físicos

O mais preocupante é que desde que a pesquisa começou a ser feita, há 13 anos, os resultados demonstram uma crescente na proporção de pessoas com excesso de peso no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2006, a taxa de pessoas nessa condição era de 43%, sendo que 47% delas eram homens e os outros 38% mulheres. Enquanto que em 2018 o número chegou a 55,7% da população total, sendo também a maioria do gênero masculino.

Quando a pesquisa aborda o quesito obesidade, o resultado também demonstra uma elevação. Se em 2006 pelo menos 11,4% dos indivíduos eram considerados obesos, em 2018 esse número saltou para 19,8%. Ou seja, em pouco mais de uma década, houve um crescimento de 8,4 pontos percentuais.

Obesidade traz complicações para a saúde como um todo

obesidade

O sobrepeso é preocupante na medida em que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias e diabetes. Segundo o dado mais recente do Ministério da Saúde, de 2016, 74% das causas das mortes do ano tiveram essas doenças crônicas não transmissíveis como motivo. Além do excesso de peso, alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas também favorecem o aparecimento dessas doenças. 

Leia também: Entenda por que os alimentos ultraprocessados são prejudiciais à saúde

Dr. Marcelo PI

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pi é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pi está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA