fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
perda muscular na terceira idade

Proteínas e exercícios previnem a perda muscular na terceira idade

Com o avanço da idade é comum que surjam alguns problemas de saúde. No entanto, existem alguns cuidados durante essa fase da vida que podem prevenir eventuais complicações, como a perda muscular na terceira idade que está relacionada ao consumo de proteína, conforme publicado pela revista Geriatrics & Gerontology International.

Leia também: Saiba alguns mitos e verdades sobre a terapia de reposição hormonal

Especializada em assuntos de saúde na terceira idade, a publicação divulgou um estudo que constatou que o as proteínas e os exercícios colaboram para que não haja perda muscular. A pesquisa foi realizada com três grupos de mulheres com idades entre 65 e 80 anos. A divisão se deu da seguinte forma: um grupo composto por mulheres que praticam exercícios e consomem suplementação proteica; um segundo grupo formado por mulheres que só praticam exercícios físicos; e o último grupo integrado por mulheres que só consomem suplementação.

Acompanhados ao longo de 24 semanas, cada agrupamento apresentou resultados diferentes. O primeiro demonstrou um ganho significativo de massa muscular. O mesmo também aconteceu com o segundo grupo, mas em menor em escala de ganho muscular, enquanto que no último grupo a obtenção de massa foi praticamente nula.  

Quais são as recomendações para evitar a perda muscular

perda muscular na terceira idade

Os exercícios físicos e o consumo de proteína são essenciais no combate a perda de músculos. Porém, essas práticas devem ser acompanhadas por um especialista, seja um nutrólogo, um nutricionista ou um geriatra. Esse profissional irá recomendar a alimentação e o treino adequado para cada pessoa. Outro ponto que deve ser acompanhado de perto por um especialista é o consumo de suplementação proteica. Se for consumido de forma irresponsável, os suplementos podem afetar os rins e causar diversos problemas graves.

Leia também: Qual a importância da vitamina D na terceira idade?

Dr. Marcelo PI

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pi é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pi está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA