fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
consumo de calorias

Diminuir consumo de calorias ajuda a prevenir doenças, aponta pesquisa

As calorias são presença constante no cotidiano e, por conta disso, são alvo de muitos estudos acerca de seus benefícios e desvantagens. É o caso de uma pesquisa publicada na Cell Metabolism, revista especializada em fisiologia, que constatou que diminuir em 15% o consumo de calorias ajuda a prevenir doenças e até a retardar o envelhecimento. Vale pontuar que, o estudo foi feito em pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 25, que corresponde a indivíduos considerados acima do peso. Além disso, os pesquisadores optaram por não incluir pessoas obesas no projeto. 

Leia também: Pesquisa aponta que sedentarismo afeta 47% da população brasileira

A iniciativa, realizada por cientistas do Instituto de Pesquisas Biomédicas de Pennington, nos Estados Unidos, descobriu que a redução traz benefícios, como perda de peso e ativação do metabolismo. A diminuição do estresse oxidativo também foi observada durante a pesquisa, chamando a atenção dos pesquisadores, já que a complicação está vinculada ao surgimento de doenças como diabetes, Alzheimer e câncer.

Diminuição do consumo de calorias: resultados surpreenderam os pesquisadores

consumo de calorias

Para chegar à conclusão, os cientistas convocaram 53 pessoas com idades entre 21 e 50 anos. Esses voluntários tiveram de reduzir a ingestão de calorias por dois anos, além de tomarem vitaminas e suplementos.

Ao fim do período de estudo, foi constatado que os participantes perderam 9kg no primeiro e no segundo ano. O resultado surpreendeu os pesquisadores, uma vez que houve redução de apenas 15% do consumo de calorias, taxa considerada baixa. Apesar disso, os efeitos da diminuição ainda foram considerados notáveis pelo grupo.

Por fim, é válido lembrar que a introdução de uma nova dieta em busca de emagrecimento deve ser acompanhada por um especialista. Iniciar um regime sem a avaliação de um médico ou nutricionista, pode colocar a vida em risco e desencadear em complicações de saúde.

Leia também: Medicina integrativa oferece tratamento mais próximo entre médico e paciente

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pi está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA