fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
níveis de estresse

Estudo aponta que comer ajuda a diminuir os níveis de estresse

Inevitavelmente, o estresse acaba fazendo parte do nosso cotidiano, sendo causados por inúmeros motivos. Dentre as razões mais comuns para o surgimento da raiva está a fome. Para provar essa ligação, um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, estudou a relação entre os níveis de estresse e a fome.

Leia também: Anorexia alcoólica: o que é e como identificar esse problema?

O projeto constatou que a fome está relacionada aos baixos níveis de serotonina no cérebro. De acordo com a pesquisa, ao estar com pouca presença da substância no cérebro (como nos casos em que a pessoa está com fome), o indivíduo tende a ficar mais estressado, combativo e impulsivo. Outra evidência considerada pelo grupo é que a maior fonte de estímulo para a serotonima é a alimentação, mostrando assim que, de fato, comer ajuda a diminuir os sintomas do estresse. 

O que é a serotonina e como ela age contra os níveis de estresse?

níveis de estresse

A serotonina é um neurotransmissor responsável pela liberação de hormônios, regulação do sono, temperatura corporal, apetite e humor. Nesse último quesito, desempenha papel fundamental, uma vez que determina o temperamento de cada pessoa. Ao ser liberada, a serotonina causa uma melhora no humor, proporcionando assim uma sensação de bem-estar.

Como já dito, a melhor maneira de liberar essa substância é por meio da alimentação. Dentre as comidas que mais ajudam nesse processo estão carnes vermelha e branca, leite, ovos, chocolates, castanhas, bananas e mangas.

Leia também: Como tratar a osteoporose: estudo aponta que dieta mediterrânea pode ajudar

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pi está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA