Rua Joaquim Floriano 533 - Sala 1307
contato@drmarcelopi.com
11 3071-1812

Atividade física ajuda a prevenir doenças metabólicas, aponta pesquisa

De acordo com pesquisa realizada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), ter uma vida mais ativa faz com os sintomas das doenças metabólicas sejam prevenidos de forma mais eficaz.

Leia também: Saiba quais são as melhores atividades físicas para a terceira idade

Para chegar nesse resultado, os pesquisadores fizeram testes em camundongos, que foram divididos em três grupos: o primeiro composto por ratos que consumiram ração normal e permaneceram sedentários; outro grupo com animais que também permaneceu sem fazer exercícios e que teve uma dieta criada com o objetivo de mimetizar a alimentação humana, chamada de Cafeteria; o terceiro agrupamento de camundongos, que também consumiu a Cafeteria, mas passou a praticar exercícios.

Os ratos do terceiro grupo foram submetidos a dois meses de atividades físicas composta por uma hora de exercício aeróbico moderado na esteira. A prática era realizada cinco dias por semana. 

Quais foram os resultados da pesquisa sobre doenças metabólicas?

Doenças metabólicas

Após os dois meses de testes, os pesquisadores passaram a coletar os resultados. O primeiro grupo de camundongos teve aumento de peso de 13,3%, enquanto o segundo obteve 21,3%. Já entre os ratos que se alimentaram da Cafeteria e praticaram exercícios houve um aumento médio de peso de 8,7%. Além disso, os mesmos não desenvolveram hiperglicemia, intolerância à glicose, resistência à insulina e leve aumento dos níveis de colesterol.

Leia também: Benefícios das atividades físicas: exercícios possuem efeito anti-inflamatório em pessoas com sobrepeso

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pi está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA