fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Saiba mais sobre a sensação de boca seca e quais alimentos ajudam a aliviá-la

A sensação de boca seca é muito comum e se deve principalmente à diminuição da produção de saliva. No entanto, esse sintoma, também chamado de xerostomia ou hipossalivação, ocorre devido em decorrência de alguns hábitos.

Leia também: Confira os benefícios do caqui para a sua saúde

Dentre as causas se destacam o uso de medicamentos, estresse, diabetes e tratamentos como radioterapia e quimioterapia. Em todos esses casos, a falta de saliva pode ocasionar no aumento de cáries, mau hálito e demais doenças bucais. Além de prevenir as complicações citadas, a carência de produção de saliva é fundamental para algumas funções da boca, como lubrificar os alimentos, facilitar a deglutição, proteger os tecidos e a limpeza bucal.

Quais alimentos ajudam a amenizar a sensação de boca seca?

sensação de boca seca

Devido a importância da produção de saliva, é preciso mantê-la funcionando adequadamente. Isso pode ser auxiliado com algumas dicas de alimentos que ajudam a aliviar a sensação incômoda de boca seca.

O consumo de bebida, como chás, ajudam na diminuição do sintoma. Para isso, é recomendado que se tome bebidas com base em plantas, como hortelã, camomila e erva-doce. Além disso, o ideal é que o chá seja consumido sem ser adoçado e em temperatura ambiente.

Além da bebida, algumas outras recomendações para aliviar a boca seca são:

Vegetais: esses alimentos ajudam a ativar a salivação e fortalecem a saúde bucal. Dentre eles destaca-se o agrião, um dos mais eficientes na produção salivar;

Sopas: por serem pastosas, ricas em água, fontes de proteínas e vitaminas, as sopas são indicadas para reduzir a hipossalivação. Um adendo importante é ficar atento na quantidade de sal colocada no alimento;

Maçã: além de incentivar a produção de saliva, a maçã ajuda a diminuir as impureza dos dentes;

Melancia: em sua composição, a fruta conta com 90% de água, portanto, é de grande ajuda na redução da sensação de boca seca. Além disso, os minerais presentes na melancia ajudam a manter o equilíbrio hídrico do corpo.

Leia também: Conheças os benefícios das frutas vermelhas

Dr. Marcelo PI

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA