Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com
11 3071-1836

Dieta equilibrada e mais: pesquisadores identificam 5 hábitos que aumentam expectativa de vida

No início de janeiro de 2020 foi divulgado um estudo que identificou os cinco hábitos capazes de aumentar a expectativa de vida. Entre os fatores detectados pela pesquisa Healthy lifestyle and life expectancy free of cancer, cardiovascular disease, and type 2 diabetes: prospective cohort study (Estilo de vida saudável e expectativa de vida livre de câncer, doença cardiovascular e diabetes tipo 2: estudo de coorte prospectivo, em tradução livre) está a dieta equilibrada. 

Leia também: Confira os benefícios do caqui para a sua saúde

Embora seja um fator de extrema importância para uma vida mais saudável, os pesquisadores dos EUA, China, Suíça e Holanda chegaram a conclusão de que é necessário aderir a, pelo menos, outros três ou quatro dos cinco comportamentos mapeados, que são: não fumar; manter o IMC entre 18,5 kg/m2 e 24,9 kg/m2; consumir álcool moderadamente; fazer atividades físicas (de moderadas a vigorosas) por 30 minutos ou mais diariamente, bem como o alto índice de qualidade na dieta, como dito anteriormente. 

Dieta equilibrada, prática de exercícios diária e mais: veja os resultados dessa pesquisa

dieta equilibrada

De forma resumida, a pesquisa foi feita por dois grupos: um deles formado por 73.196 mulheres entre 30 e 55 anos, que foi acompanhado ao longo de 34 anos e outro por 38.366 homens entre 40 e 75 homens, que foi estudado por 28 anos. 

Com essa grande amostra, os cientistas calcularam que as mulheres que adotaram quatro ou cinco desses hábitos saudáveis tiveram a expectativa de vida sem diabetes, doenças cardiovasculares e câncer a partir dos 50 anos de idade de 34,4 anos, em média. Enquanto que no grupo de mulheres que aderiram menos hábitos, o cálculo foi de 23,7 anos. 

Já entre os homens que aderiram a pelo menos quatro dos fatores listados, o tempo foi de 31,1 anos. Em contrapartida, aqueles que adotaram menos hábitos, a expectativa de vida a partir dos 50 anos foi de 23,5 anos, em média. 

Leia também: Pesquisa aponta que vem crescendo o número de brasileiros interessados em saúde alimentar

Dr. Marcelo PI

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA