fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Esteatose hepática: veja como prevenir gordura no fígado

Popularmente conhecida como “gordura no fígado”, a esteatose hepática é um quadro caracterizado pelo excesso de células de gordura nas células do fígado. Conforme alerta o Ministério da Saúde, caso esse quadro evolua pode acontecer complicações mais graves, como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo o câncer. No entanto, como prevenir gordura no fígado?

Leia também: Dieta equilibrada e mais: pesquisadores identificam 5 hábitos que aumentam expectativa de vida

Antes de tudo, vale explicar que existem duas causas: a alcoólica, que é provocada pelo consumo excessivo de álcool e a não alcoólica. Nesse último caso, a complicação ocorre, predominantemente, em decorrência de hábitos e estilo de vida inadequados. Ou seja, sedentarismo, má alimentação e até mesmo a perda ou ganho muito rápido de peso. 

O sobrepeso, diabetes, gravidez, colesterol alto, pressão alta, inflamações crônicas no fígado e o uso de medicamentos (corticoides, estrógeno, amiodarona, antirretrovirais, diltiazen e tamoxifeno) também estão entre as causas da gordura no fígado. 

Sendo assim, um estilo de vida mais equilibrado com boa alimentação, rotina com exercícios físicos e acompanhamento médico regular acabam sendo as melhores formas de prevenir esse mal que atinge tantos brasileiros. 

Agora que você já sabe como prevenir gordura no fígado, confira seus sintomas

como prevenir gordura no fígado

Nos quadros leves, a esteatose hepática não apresenta sintomas específicos, eles apenas começam a aparecem quando já está um estágio intermediário. Nessa situação, os incômodos que a pessoa começa a sentir constantemente são: dor no abdômen, cansaço, fraqueza, perda de apetite, aumento do fígado, barriga inchada, além de dores de cabeça constante. 

Leia também: Pesquisa aponta que vem crescendo o número de brasileiros interessados em saúde alimentar

Dr. Marcelo PI

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo PI está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA