fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
riscos da reposição hormonal

Consumo de álcool está entre os fatores de riscos da reposição hormonal

Os riscos da reposição hormonal são alvo de muitas dúvidas entre as pacientes que pretendem iniciar o tratamento. Dentro desse tema, é necessário tratarmos dos cuidados imprescindíveis, para que o procedimento obtenha os melhores resultados. Dentre os hábitos que devem ser adotados está o cuidado com o consumo de álcool, uma vez que está relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento do câncer de mama. 

Leia também: Confira algumas dicas para manter a alimentação saudável na quarentena

É o que aponta pesquisa publicada na revista especializada Annals of Internal Medicine, que apurou que o consumo álcool pode aumentar em até 90% as chances de se desenvolver a doença. Esse dado foi obtido com base em mulheres que consumiram uma média de 10 a 20 gramas da bebida por dia enquanto passavam pelo tratamento.

O número é ainda maior para mulheres que ingeriram mais de 20 gramas, já que a pesquisa aponta que o risco aumenta em 99% nesses casos.

Entenda como foi feita a pesquisa sobre os riscos da reposição hormonal e o consumo de álcool 

riscos da reposição hormonal

Para chegar no resultado, os pesquisadores contaram com o auxílio de 44.187 mulheres que se encontravam na pós menopausa. Essas voluntárias foram acompanhadas por 16 anos, sendo separadas em grupos de pessoas que apenas faziam a reposição hormonal, indivíduos que ingeriam álcool e outro agrupamento contendo pessoas que se encontravam nas duas situações.

Dentro desses grupos estavam as pessoas que consumiam mais ou menos do que 20 gramas de álcool, esse que associado a reposição hormonal é apontado como o principal fator, para que haja aumento de risco para desenvolvimento do câncer de mama.

Leia também: Saiba quais hábitos prejudicam o fortalecimento do sistema imunológico

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA