Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com
11 3071-1836
demência

Atividade física pode reduzir risco de demência

Demência pode ser definida por perda progressiva da memória, comprometendo também o julgamento, pensamento e a capacidade de adaptação a situações sociais. Hoje em dia, um novo caso de demência – seja qual for a causa – é identificado a cada quatro segundos em todo o mundo. 

Leia também: Pesquisa aponta que níveis de ferro no sangue podem ajudar a retardar o envelhecimento

O aumento da prática de atividade física é uma tática promissora para favorecer ou manter a saúde cognitiva. Indícios empíricos fortes sugerem que atividade física regular pode diminuir o risco de demência em 28%.

Dessa forma, se um idoso praticar 150 minutos de atividade física moderada por semana pode ajudar a diminuir o risco de demência, prevenir outras doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, além de diminuir a mortalidade. 

Proteção contra doenças neurodegenerativas como a demência

demência

As doenças neurodegenerativas são consequências da degeneração dos neurônios que, ao longo do tempo, levam à deficiências e neurodegeneração. Algumas pesquisas mostram que o treinamento físico tem um efeito forte na melhoria de certos processos cognitivos que podem ser significativos para a prevenção da demência no futuro. 

A atividade física pode ser benévola contra a redução cognitiva e de doenças neurodegenerativas por meio de vários mecanismo. É provável que a prática de exercícios regulares melhore a saúde vascular, reduzindo a pressão arterial, obesidade, lipídios e marcadores inflamatórios e melhorando a função endotelial, que são condições de risco para o desenvolvimento da demência e da doença de Alzheimer.

Leia também: Saiba como um nutrólogo pode te ajudar a ter um envelhecimento saudável

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA