fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
fibrose cística

Dia Mundial da Fibrose Cística: entenda mais sobre essa doença

A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose ou Doença do Beijo Salgado, é uma doença genética crônica que acomete principalmente os pulmões, sistema digestivo e pâncreas. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo o mundo, sendo a doença genética grave mais comum da infância. Um gene defeituoso e a proteína gerada por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais denso do que o normal.

Leia também: Dia do Cardiologista ressalta os cuidados necessários com a saúde cardiovascular

Os sintomas da fibrose cística e sua gravidade são diferentes em cada paciente. Pesquisas apontam que uma parte dos sintomas está vinculada ao tipo de mutação genética que o gene apresenta. Na maioria dos casos, os sintomas estão relacionados com problemas causados pela secreção mais densa, como tosse crônica, infecções, inflamações, pneumonias de repetição e, quando expectorada, observa-se um aspecto de “chiclete”.

Quando as pessoa com fibrose cística apresenta outros comorbidades, como problemas no pâncreas, torna-se ainda mais difícil absorver os nutrientes e gorduras necessárias para o crescimento, causando sintomas como diarreia e dificuldade para ganhar peso e altura.

Dia Mundial da Fibrose Cística: qual o tratamento mais indicado?

fibrose cística

A Fíbrose cística pode ser identificada no teste do pezinho e por meio de exames genéticos ou pelo teste do suor. 

Todo o tratamento precisa ser acompanhado por um profissional especializado e muda conforme a gravidade da doença e com a forma como ela se manifesta. Contudo, a grande maioria dos tratamentos é planejada para limpar os pulmões e para tratar problemas digestivos. Na maioria dos casos, o tratamento é composto por:

– ingestão de enzimas digestivas para a alimentação;

– suporte nutricional;

– medicamentos broncodilatadores, antibióticos, anti-inflamatórios;

– fisioterapia respiratória;

– atividade física;

– acompanhamento multidisciplinar frequente.

Leia também: Medicina integrativa oferece um tratamento mais humano

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA