fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
exercícios em casa

Praticar exercícios em casa melhorou a qualidade de vida durante a pandemia

Durante a pandemia do coronavírus e com as medidas de isolamento social, a maioria das pessoas que tinham o costume de praticar atividade física passaram a fazer seus exercícios em casa. 

Leia também: Insônia na pandemia? Saiba como enfrentar o problema

Para comprovar a importância de continuar praticando exercícios mesmo durante a quarentena, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal da Paraíba, do Centro Universitário de João Pessoa e da Universidade Estadual Vale do Acaraú fizeram um estudo comparativo transversal sobre os benefícios dos exercícios em casa durante o confinamento, avaliando os impactos na saúde mental e qualidade de vida dos adultos.

A conclusão, publicada no mês de setembro, é que adultos que se exercitaram em casa durante a quarentena apresentaram melhor qualidade de sono, qualidade de vida e níveis menores de depressão, ansiedade e estresse do que aqueles fisicamente inativos.

Efeitos da prática de exercícios em casa na saúde mental e no sono

exercícios em casa

O que foi verificado pelo estudo é que as pessoas que mantiveram a prática de exercícios em casa pelo menos três vezes por semana informaram estar menos estressadas, ansiosas e depressivas do que as pessoas que não realizaram nenhuma atividade física.

Com relação a saúde mental, o estudo mostrou que a prática de atividade física regular, ou seja, manter mais de 150 minutos de atividade moderada por semana ou 75 minutos de atividade vigorosa, está diretamente ligada à atuação dos hormônios da felicidade, essenciais para o combate da depressão e ansiedade e na diminuição dos níveis de cortisol – hormônio do estresse.

Ainda de acordo com pesquisa, foi possível perceber uma melhora na qualidade do sono das pessoas que se mantiveram fisicamente ativas durante esse período. A qualidade de vida não está apenas vinculada a saúde física ou a ausência de doenças, mas sim ao equilíbrio de circunstâncias relacionadas a saúde psicológica, física e ambiental.

Leia também: Sedentarismo tem impacto negativo no desempenho escolar de crianças e jovens

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA