fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Exercício de força pode reduzir o risco de câncer de rim e bexiga

O câncer, uma das principais causas de morte no mundo, pode atingir 625 mil brasileiros a cada ano entre o período de 2020-2022, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leia também: Estudo brasileiro comprova que perder 10% do peso diminui riscos para a saúde

Recentemente, um estudo feito pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp e pela Faculdade de Medicina da USP – em parceria com a Universidade de Harvard (EUA) – enfatizou a importância das atividades físicas para a prevenção do câncer. A pesquisa, publicada no jornal British Journal of Cancer, atestou que exercícios de força muscular feitos em academias, estúdios de treinamento funcional e boxes de crossfit podem reduzir em 20% o risco de câncer na bexiga e em 23% o de câncer no rim.

Alguns esclarecimentos possíveis a respeito dos benefícios da prática de exercícios físicos na diminuição do risco de câncer, principalmente nos rins, já foram apontadas, como diminuição da insulina, diminuição da resistência à insulina, diminuição da inflamação e  da pressão arterial. Contudo, essas explicações não são definitivas.

Atividades aeróbicas também ajudam a diminuir o risco de câncer

Outro ponto importante do estudo é que, quando combinados às atividades aeróbias, os exercícios de força parecem ser ainda mais eficazes contra o câncer de rim. 

Os estudos epidemiológicos e clínicos a respeito do efeito dos exercícios físicos na prevenção de câncer não forneceram informações comparativas que possibilitam diferenciar a eficácia das diferentes formas de atividade física. Sabemos que, estudos prévios já tinham comprovado que os exercícios aeróbios foram eficazes na redução do risco de vários tipos de câncer, especialmente de rim, cólon, bexiga, mama, esôfago, endométrio e estômago. 

Para diminuir o risco da doença em adultos de 18 a 6 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez as seguintes recomendações:

  • Atividades aeróbicas: 150 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada; 75 minutos por semana de atividades aeróbicas de intensidade vigorosa ou um combinado dessas intensidades.
  • Exercícios de força muscular: 2 vezes por semana de exercícios de força muscular, envolvendo grandes grupos musculares.

Leia também: Atividade física pode reduzir risco de demência

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA