fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Exercícios ajudam no tratamento e na prevenção do câncer de mama

Exercícios físicos regulares antes e depois do processo de quimioterapia aumentam as chances de sobrevida em mulheres com câncer de mama, de acordo com um estudo publicado esse ano. A conclusão comprova os resultados de pesquisas anteriores e se junta a outros que reforçam o papel da atividade física na prevenção da doença. 

Leia também: Exercício de força pode reduzir o risco de câncer de rim e bexiga

Essa conclusão é muito importante quando se refere ao segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, com 13 mortes para 100 mil habitantes. Esses números comprovam a relevância do Outubro Rosa, campanha anual feita para disseminar a prevenção da doença e a importância do diagnóstico precoce. 

Quando se fala em prevenção, além do paciente se manter fisicamente ativo, o estilo de vida de maneira geral tem grande influência no aparecimento da doença. 

Exercício físico regular atua na prevenção do câncer de mama

câncer de mama

Um estudo divulgado em 2018 estimou que cerca de 12% do casos de câncer de mama são atribuídos a falta de atividade física e, se as pessoas praticassem pelo menos 150 minutos de exercício por semana, 2% dos casos seriam prevenidos por ano. 

A ação preventiva relacionada a prática de atividade física pode ser explicada por mecanismo biológico do exercício. Quando o corpo está em movimento, possui uma diminuição dos níveis dos hormônios sexuais e da produção de andrógenos e estrógeno nos tecidos alvos, como os da mama. Além disso, a atividade física ajuda na diminuição dos níveis de insulina, interferindo no fator de crescimento insulin-like, que está ligado ao aumento do risco de aparecimento da doença.

Leia também: Praticar exercícios em casa melhorou a qualidade de vida durante a pandemia

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA