fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Saiba como a diabetes pode levar a amputação

A diabetes é uma doença crônica e caracteriza-se pela insuficiência de insulina no organismo. Dessa forma, mesmo que o corpo produza esse hormônio, ele não consegue aproveitá-lo corretamente. As complicações que decorrem da doença variam desde danos a órgãos e nervos, até problemas na circulação sanguínea, o que pode levar a um procedimento cirúrgico irreversível. 

Leia também: Musculação evita diabetes do tipo 2

Em uma pessoa com diabetes, a circulação sanguínea pode atingir diretamente as extremidades, provocando a dormência. Nesse contexto, entre os problemas circulatórios mais recorrentes no diagnóstico da doença, é possível ressaltar a presença de dores intensas – independente da movimentação do corpo -, infecções nos pés, morte nos tecidos e, por fim, o famoso “pé diabético”.

Com isso, em alguns casos a única solução é a realização de um processo cirúrgico. Segundo especialistas, o principal motivo do procedimento de amputação não traumática tem alguma relação com a diabetes.

Diabetes e os cuidados

Para evitar a amputação, alguns cuidados são necessários. Usar calçados mais confortáveis, praticar exercícios, cuidar dos ferimentos nos pés, bem como acompanhar um profissional regularmente, são ações que podem contornar a situação, evitando a realização de um procedimento cirúrgico.

Leia também: Praticar exercícios em casa melhorou a qualidade de vida durante a pandemia

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

 

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA