fbpx

Estudo sugere que a caminhada ajuda a prevenir reincidência de dor lombar 

Sabe aquela dor na lombar que chega, te causa muito desconforto e nem sempre vai embora totalmente? Essa situação é recorrente na vida de muitas pessoas que, além da dor, sofrem com a reincidência da situação. Mas o que podemos fazer para evitar que as dores na lombar voltem a nos incomodar? Foi isso que um estudo da The Lancet, denominado “WalkBack” tentou esclarecer.  

O estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de um programa simples e muito acessível para as pessoas que consistia em intervenções com uma combinação de caminhadas regulares e educação preventiva. Para isso, buscaram por adultos que se recuperaram de um episódio recente de dores na lombar. Ao todo foram 701 adultos divididos em dois grupos: grupo de intervenção (caminhada e educação) e grupo de controle (sem tratamento).



Grupo de intervenção e grupo de controle 

 

Para o grupo de intervenção, a ideia era combinar um modelo de exercício e informações importantes. A atividade física incluía caminhadas de 30 minutos de duração, cinco vezes por semana, durante seis meses. Já a parte educativa, trazia informações sobre a dor, redução do medo relacionado ao movimento e autogerenciamento do corpo para evitar novas dores na lombar. O grupo recebeu seis sessões com fisioterapeutas, orientações individualizadas sobre a caminhada e monitoramento. 

 

Em contrapartida, as pessoas do grupo de controle não receberam tratamento preventivo ou orientação profissional do que fazer em casos de nova dor. A ideia era que esse grupo fosse fiel ao comportamento comum vivido pelas pessoas após um episódio de dor lombar.  

 

O combo exercício + informações: quais foram os resultados principais obtidos pelo estudo?




Os resultados trouxeram boas perspectivas. A intervenção com orientação profissional e caminhadas regulares, reduziu em 28% o reaparecimento dos sintomas de dor na lombar que limitavam algumas atividades do dia a dia. Além disso, reduziu em 43% a necessidade de buscar atendimento profissional.

No entanto, os resultados não são definitivos e apenas indicam uma amostragem. As pessoas avaliadas ao longo dos seis meses eram predominantemente do público feminino. Mas, fato é que a caminhada se mostrou mais uma vez benéfica para a saúde. O exercício é uma forma acessível e gratuita e que, depois que vira hábito, torna-se até prazerosa para as pessoas que a praticam.

Para os autores do estudo, essa intervenção positiva da caminhada evitando a reincidência de dores na lombar pode estar relacionada ao fortalecimento das estruturas da coluna e liberação de endorfinas. Além disso, as dicas profissionais contribuíram para a prevenção de novas ocorrências, o que demonstra o potencial de tratamentos preventivos.


Conhece a medicina integrativa? Agende a sua consulta com o Dr. Marcelo Pi 

Em especialidades como a medicina integrativa, corpo, mente e espírito são importantes para que cada paciente seja tratado em seu todo, adotando, sempre que possível, métodos terapêuticos naturais e não invasivos para que as pessoas de todas as idades tenham a melhor qualidade de vida possível.   

 

Dr. Marcelo Pi

 

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo PI é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

 

 

O consultório do Dr. Marcelo PI está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Post Tags :

Share :

× Como posso te ajudar?