Já sentiu o seu corpo reagir a exposição a temperaturas muito altas ou muito baixas? O estresse térmico acontece quando o corpo não consegue regular sua temperatura interna. Geralmente isso acontece devido a temperaturas extremas, como calor ou frio elevados. É natural do corpo humano tentar se resfriar através da transpiração, mas, em condições extremas, essa capacidade pode ser sobrecarregada.
A temperatura ideal do corpo humano é entre 36 e 37°C e quando é ultrapassada, gerar febre e levar a diversos problemas de saúde. Ao contrário de outros quadros que são estimulados pela exposição solar, como a insolação, o estresse térmico tem relação direta com o clima: calor, umidade do ar, vento e índice de radiação.
Quais os impactos do estresse térmico na saúde das pessoas?

Quando exposto a temperaturas extremas, o corpo humano precisa se esforçar mais para manter o conforto térmico e funcionamento correto. No caso do calor excessivo, obriga o corpo a transpirar mais, o que exige grande volume dos fluídos e eletrólitos. Tudo isso pode levar a perda da capacidade de controlar a temperatura corporal e consequentemente ao aumento.
Quando o corpo tem o aumento da temperatura, perde água e sais minerais em excesso e precisa de reposição. A ausência desses componentes pode levar a problemas leves ou mais graves à saúde física geral.
- Problemas de saúde leves: desconfortos, cansaço, tontura;
- Problemas de saúde graves: exaustão, desidratação, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, choque térmico, confusão mental, convulsões, falência de órgãos e até óbito.
Como tratar ou minimizar os efeitos do estresse térmico no calor?
- Hidratação: beber bastante água antes, durante e depois da exposição ao calor. Além disso, manter um nível de hidratação superior em dias mais quentes;
- Descanso: é importante ter momentos de descanso em ambientes frescos e evitar atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia;
- Roupas leves: ajuda o corpo a ficar mais confortável e não potencializa a transpiração excessiva;
- Consulte o médico: se estiver sentindo muito desconforto, não deixe de procurar ajuda médica!
Dr. Marcelo Pi
Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo PI é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.
O consultório do Dr. Marcelo PI está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.