As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil, sendo responsáveis por cerca de 30% dos óbitos. Por conta disso, a saúde do coração é alvo de muitas preocupações, que tendem a crescer com o avanço da idade. Pacientes com histórico familiar, hipertensão, diabetes, obesidade e idosos estão mais vulneráveis.
Embora a maioria dos infartos ocorra em pessoas a partir de 40 anos, casos em jovens são cada vez mais comuns dado o devido a estilos de vida e estresse cotidiano. Visando incentivar que as pessoas tenham uma saúde melhor e previnam-se de doenças cardíacas, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda algumas práticas simples que ajudam no bem-estar do coração.
Quais práticas ajudam no bem-estar do coração?

- Controle do peso: o ideal recomendado é manter o índice de massa corpórea (IMC) entre 20 e 25. Além de evitar problemas cardíacos, minimiza a incidência de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto tendem a não surgir.
- Prática de exercícios regularmente: é uma boa maneira de sempre se manter no peso certo e de estimular o corpo. O ideal é que seja de maneira moderada por 150 minutos ou de forma intensa por 75 minutos.
- Controle da pressão arterial e dieta balanceada: verifique a pressão arterial com frequência, sempre ficando atento se está acima de 12 por 8, nível considerado normal. Caso esteja em um valor diferente ou você tenha histórico de hipertensão na família, é indicado acompanhamento. Uma dieta balanceada é boa dica para evitar que problemas como esse surjam. Dentre os alimentos que devem compor as refeições estão frutas, legumes, verduras e proteínas de carnes magras.
Quais os cuidados quem já teve episódios de doenças cardiovasculares deve ter?
Após um evento cardiovascular, mudar hábitos de vida, como eliminar o tabagismo, controlar estresse, tratar hipertensão etc. são essenciais. Outro ponto fundamental é o acompanhamento intensivo com o especialista. Pacientes devem adotar um sistema de prevenção mais amplo para evitar agravamentos e riscos à vida.
Dr. Marcelo Pi
Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo PI é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.
O consultório do Dr. Marcelo PI está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.