fbpx

A importância da conexão entre corpo e mente para um envelhecimento saudável

A conexão entre corpo e mente transcende a coexistência. É de conhecimento geral que ter um envelhecimento saudável depende de diversos fatores, dentre eles uma boa rotina de exercícios físicos, sono, qualidade de vida, entre outros. Mas além de questões físicas, o mental é crucial para esse desenvolvimento saudável ao longo dos anos. Isso porque, quando algo não vai bem com nosso emocional, a saúde física também é diretamente afetada. Essa correlação entre mental e físico pode ser percebida de diversas formas, confira!

 

Leia também: Medicina integrativa em SP trata cada indivíduo de forma única e personalizada

 

Emoções e Saúde: uma relação direta

envelhecimento saudável

 

As emoções estão diretamente relacionadas ao estado físico de nosso corpo, um exemplo disso é o estresse crônico. O quadro constante de estresse libera cortisol, um hormônio que pode prejudicar o sistema imunológico, aumentar a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas. Já em oposição a tudo isso, vem a felicidade, que está associada a um menor risco de doenças e a uma maior longevidade, uma vez que proporciona sensações de prazer, desejo e motivação. Um indicativo real de que bons sentimentos trazem hábitos mais saudáveis e consequentemente contribuem para a saúde física. 

 

Importância da atividade física para um envelhecimento saudável

 

Ter um envelhecimento saudável depende de diversos fatores, dentre eles uma boa rotina de exercícios físicos. A prática, já muito benéfica para pessoas mais jovens, é ainda melhor durante a terceira idade. Dentre os benefícios está a melhora no condicionamento físico. Isso pode ser notado na respiração, um dos quesitos que mais sofrem danos com o avançar da idade. Práticas como caminhadas, pedaladas e aulas de dança são de grande ajuda, uma vez que trazem contato com ar livre e outras pessoas e ainda aumentam a resistência cardiovascular. 

 

Envelhecimento saudável por meio de exercícios ajuda na prevenção de doenças. E também na promoção da qualidade de vida, seja na terceira idade ou em qualquer fase da vida.

 

Leia também: Má alimentação e sedentarismo tem efeitos potencializadores em problemas cardíacos e vasculares

 

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Preencha o formulário

e agende sua consulta

em poucos minutos

Preencha o formulário

e agende sua consulta

em poucos minutos

Referência nas áreas da Medicina Integrativa, Terapia Nutricional, Cardiologia Clínica e envelhecimento saudável, o Dr. Marcelo PI é destaque nas grandes mídias levando informação de qualidade e acessível. Confira!

× Como posso te ajudar?