Um estudo da H2R Insights & Trends, que contou com a participação de pouco mais de mil brasileiros, apontou uma questão importante: as mulheres são mais afetadas por preocupações com a saúde mental do que os homens. Na pesquisa, nove em cada dez mulheres entrevistadas afirmaram que se preocupam com a falta de conscientização sobre a saúde mental. Vale destacar também que a Aliança Global para a Saúde da Mulher, organizada pelo Fórum Econômico Mundial, afirma que as condições de saúde mental afetam as mulheres de forma única e desproporcional, fazendo com que passem mais tempo com problemas de saúde mental.
É fundamental reconhecer que a saúde mental não está dissociada da saúde física. Pelo contrário, elas estão intimamente interligadas. O estresse, a ansiedade e a depressão, por exemplo, podem levar a diversos problemas físicos, como distúrbios do sono, hipertensão, doenças cardíacas e até mesmo enfraquecimento do sistema imunológico. Portanto, cuidar da saúde mental das mulheres significa investir não apenas em seu bem-estar psicológico, mas também em sua saúde física e na qualidade de vida em geral.
Criar ambientes de trabalho mais saudáveis, promover a igualdade de gênero e combater o estigma em torno das doenças mentais são medidas essenciais para construir uma sociedade mais justa e equilibrada para todas as mulheres. A medicina integrativa nos ensina que a saúde plena é resultado de cuidados com todos os aspectos da vida. Ela é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Neste contexto, o interesse crescente pela saúde mental, pelo equilíbrio emocional e por práticas de atividades físicas reflete um entendimento mais profundo sobre a saúde em sua totalidade.
Leia também: A importância da conexão entre corpo e mente para um envelhecimento saudável
Dr. Marcelo Pi
Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.
O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.