fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443
ARTRITE REUMATOIDE

Estudo aponta que vitamina D pode prevenir a artrite reumatoide

De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, manter um nível suficiente de vitamina D pode ajudar a prevenir a artrite reumatoide, assim como outras doenças inflamatórias. O estudo analisou amostras de sangue de 15 pacientes, entre 40 e 85 anos, com a complicação e constatou que os mesmos apresentam deficiência de vitamina D e, com frequência, precisam suplementá-la. O estudo constatou que isso ocorre pois as células afetadas pela artrite apresentam uma alta insensibilidade à esse tipo de vitamina, já que a mesmas estão comprometidas com a inflamação e tem menos probabilidade de sofrerem alterações ou responderem à vitamina, algo que até então era desconhecido.

Leia também: Dicas de alimentos para combater a rinite

Karim Raza, um dos autores do estudo, afirmou ao site Science Daily: “As nossas descobertas são inesperadas, uma vez que pensávamos inicialmente que as células da articulação inflamada iriam responder à vitamina D da mesma forma que as células do sangue. O fato de isso não acontecer tem implicações importantes sobre a forma como pensamos a vitamina D no tratamento da inflamação”.  

Pesquisa ainda não obteve resultados para tratamento efetivo de pacientes com a artrite reumatoide

ARTRITE REUMATOIDE

 

Os resultados, porém, não se mostraram tão otimistas em relação ao tratamento para quem já tem a doença. Os pesquisadores concluíram que os médicos podem ter de receitar doses muito mais elevadas de vitamina D do que as atualmente usadas, ou prescrever ainda um tratamento que também corrija a insensibilidade das células imunes das articulações em relação à vitamina.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa inflamação crônica, agindo principalmente nas articulações. Em estágios mais avançados, a doença pode causar dores, inchaço e vermelhidão nas juntas, além de fadiga e até incapacidade de realizar tarefas do cotidiano.

Leia também: Hostilidade aumenta o risco de problemas cardiovasculares

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA