Aproximadamente, entre 10 e 15% das mulheres gestantes apresentam um quadro de pressão alta. Esse número está relacionado, geralmente, com obesidade, gravidez em idade avançada ou até mesmo comorbidades. Dessa forma, considerando os riscos da doença para a gestação, procurar por tratamentos para a hipertensão na gravidez é fundamental, evitando consequências para a mulher e para o bebê que está a caminho.
Leia também: Conheça 5 dicas para fortalecer a imunidade contra a Covid-19
Dados da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) apontam que, cerca de 36 milhões de brasileiros adultos têm hipertensão, cenário que alerta sobre o perigo da doença. No caso das gestantes, os riscos são ainda maiores, em que a doença pode ser encontrada de diferentes formas:
- Hipertensão arterial crônica: diagnosticada antes da gravidez;
- Pré-eclâmpsia: quando a doença se manifesta após a 20ª semana associada a perda de proteínas da urina;
- Pré-eclâmpsia sobreposta à hipertensão arterial crônica: é o quadro da pré-eclâmpsia em mulheres que já possuíam a doença;
- Hipertensão gestacional: situação na qual a gestante apresenta essa alteração a partir da 20ª semana, mas sem cenários graves, como a perda de proteínas.
Tratamentos para a hipertensão na gravidez: alimentação e dieta balanceada
Alguns estudos indicam o uso de medicamentos em casos específicos de hipertensão na gravidez. Todavia, o método não é o mais recomendado. Aqui, o controle da alimentação e da rotina são alternativas mais viáveis para combater o problema, além, é claro, da orientação médica de um nutrólogo.
Leia também: Alimentação saudável é essencial na prevenção de doenças crônicas
Dr. Marcelo Pi
Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.
O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.