A rotina agitada de grandes centros urbanos, como é o caso de São Paulo, tem reflexos em diversos aspectos da vida e a saúde é uma das afetadas. Altos índices de estresse, alimentação inadequada, sedentarismo, entre outros problemas, podem gerar grandes impactos que ao longo do tempo refletem em problemas de saúde.
Isso pode ser observado em pesquisa realizada por uma rede de saúde, que apontou um aumento de 30% na incidência de pacientes hipertensos em relação ao ano de 2022. A pesquisa aponta ainda aumento na procura por profissionais para tratamento de problemas de saúde mental.
Após a pandemia de Covid-19 que trouxe grandes medos e problemas de saúde a nível global, a população adotou cuidados ainda maiores com a saúde. Isso se reflete também em outros dados da pesquisa, que mostram mais de 10 mil diagnósticos únicos de hipertensão na rede de saúde somente no ano de 2023. Mais da metade delas aconteceram em consultas de retorno para avaliação de exames clínicos de rotina, o que potencializa a importância de realizá-los anualmente.
O que é a hipertensão e quais as suas principais causas?

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição crônica de saúde que é caracterizada pelo aumento da força do sangue contra as paredes das artérias. A doença tem incidência comum e pode levar a graves problemas de saúde.
As principais causas da hipertensão podem ser divididas em dois grupos: primárias e secundárias.
- Hipertensão primária: quando não há uma causa única e definida para a hipertensão.
- Hipertensão secundária: nesse caso, a condição se desenvolve ao longo do tempo e é influenciada por uma combinação de fatores, incluindo: fatores genéticos, idade, hábitos alimentares, sedentarismo, sobrepeso, estresse, entre outros.
Para o tratamento correto da hipertensão é importante consultar um médico especializado que vai identificar a causa e indicar a melhor alternativa para tratar. Além de possíveis medicamentos, o tratamento geralmente inclui mudanças no estilo de vida, como dieta, exercícios e controle do peso.
O Dr. Marcelo PI, nutrólogo e cardiologista pode te ajudar a prevenir ou tratar essa condição para que viva com mais qualidade de vida e saúde. Agende sua consulta e prefira sempre pela prevenção.
Leia também: O que você precisa saber sobre reposição hormonal?
Dr. Marcelo Pi
Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pi é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.
O consultório do Dr. Marcelo PI está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil