Os efeitos do isolamento social e solidão nas pessoas assumiram grande protagonismo entre os estudos comportamentais e físicos nos últimos tempos. Em estudo da Mayo Clinic publicado recentemente, pessoas socialmente isoladas apresentam maior probabilidade a demonstrarem sinais biológicos de envelhecimento que não condizem com a idade cronológica.
Publicada em março deste ano no Journal of the American College of Cardiology: Advances, a pesquisa aponta que os os vínculos sociais são essenciais também para saúde física e longevidade. As questões relacionadas à convivência e emoções são atribuídas rotineiramente a benefícios para a saúde mental, mas vão muito além disso. Nesse sentido, o estudo expõe ainda que a solidão estava associada a um risco aumentado de morte por diversas causas.
Efeitos negativos do isolamento social no envelhecimento podem ser causados por vários fatores
- Estresse crônico: o isolamento pode acarretar em sentimentos de solidão e ansiedade, que, por sua vez, contribuem para o desenvolvimento do estresse crônico. Com isso, prejudica o sistema imunológico e acelera o processo de envelhecimento.
- Redução na prática de atividade física: o isolamento tem como um dos efeitos uma tendência a deixar as pessoas menos ativas fisicamente. Isso porque, a conexão social com outros indivíduos também age estimulando e tornando a prática mais agradável e prazerosa. Além de fundamental para a saúde, a atividade física regular retarda o envelhecimento.
Vale destacar que mesmo indicada a correlação entre o isolamento e o aparecimento de sinais biológicos de envelhecimento, isso não aponta uma causa isolada. Fato é que, as evidências desse e de outros estudos mostram grandes problemas ocasionados pela solidão. Por isso, combater o isolamento social pode ser uma estratégia importante para promover um envelhecimento saudável.
Além de manter as conexões sociais, adotando hábitos saudáveis você garante um envelhecimento biológico e cronológico mais alinhado e cheio de disposição e vitalidade. Se você precisar de ajuda para alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar, o Dr. Marcelo PI, médico, nutrólogo e especialista em envelhecimento saudável, está aqui para te auxiliar. Agende uma consulta e construa um plano personalizado para um envelhecimento mais saudável e feliz!
Leia também: O que você precisa saber sobre reposição hormonal?
Dr. Marcelo Pi
Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pi é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.
O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.