fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Confira como sair do sedentarismo e dar início a uma vida mais saudável

Para ter uma boa qualidade de vida na terceira idade é preciso investir bons anos da juventude em hábitos saudáveis de alimentação e prática de esportes. Não existe mágica. Mas a realidade é que muita gente ainda não aderiu os exercícios físicas à rotina e tem uma postura pouco amigável perante o gasto de energia. Ao mesmo tempo em que tem muita gente disposta a sair desse mau hábito, mas não sabe como sair do sedentarismo.

Leia também: Quando o excesso de peso vira um risco à saúde

Diferente do que muitos pensam o sedentarismo não necessariamente é a falta/ausência de práticas de um esporte ou malhação, mas, sim, da atividade física em um sentido mais amplo. Uma pessoa que faz atividades regulares como limpar a casa, caminhar até o trabalho ou realiza funções que precisam de esforço físico não é considerada sedentária. Confira abaixo um passo a passo e veja como sair do sedentarismo:

Check up

como sair do sedentarismo

Uma pessoa sadia e se histórico de doença cardiovascular, geralmente, não precisa realizar exames para dar início às atividades. Por outro lado, quem já possui o diagnóstico de hipertensão arterial, diabetes ou um colesterol elevado precisa fazer a avaliação clínica.

 

 

 

Como escolher uma atividade física

como sair do sedentarismo

Você gosta de nadar? Pedalar? Dançar? Escolha o exercício que trará o maior nível de prazer e diversão. Assim, será muito mais fácil cumprir a nova rotina e se propor a fazer bem o exercício. Contudo, vale ressaltar, que se a meta também for adquirir um benefício estético ou desempenho esportivo é importante ter a orientação de um educador físico.

 

 

Atividades em casa também vale

como sair do sedentarismo

Sair do sedentarismo não é sinônimo de pagar uma academia. O quintal e a sala de casa, por exemplo, são suficientes para fazer abdominais, flexões de braço, agachamentos, etc. Mas antes de começar essas séries de exercícios, consulte uma pessoa para explicar como fazer esses exercícios de forma prudente. Um agachamento com as penas posicionadas de forma errada pode causar lesões.

Leia também: Diabetes, hipertensão e doenças autoimunes podem causar cegueira

 

Como sair do sedentarismo ? Veja a frequência ideal

como sair do sedentarismo

Para ser uma pessoa fisicamente ativa é preciso fazer, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada, que equivale a 30 minutos de atividades, cinco vezes por semana.

Porém, um intervalo de dois a quatro dias entre sessões de treino são o suficiente para começar a melhorar a qualidade muscular e cardiovascular. Com isso, fazer exercícios três vezes por semana é um bom cronograma para quem está começando a desenvolver o novo condicionamento.

 

Saúde mental

Se você anda se sentindo muito estressado com o trabalho ou a rotina de estudos, fazer exercícios físicos colaboram para que a condição mental diminua. Uma pesquisa recém-publicada apontou que 87% das pessoas que praticam o hábito de correr tiveram a tensão e a ansiedade reduzidas. Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

 

 

 

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA