fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Conheça alguns sinais que podem indicar um colesterol alto

Segundo a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) publicada em 2014, pelo menos 18,4 milhões de brasileiros sofrem com colesterol alto, o que correspondia, na época, a mais de 12,5% da população do país. Embora essa doença crônica esteja muito presente na vida dos brasileiros, não é todo mundo que descobre que sofre da complicação, que apenas pode ser diagnosticada por meio de um exame de sangue. Mas, existem alguns sinais de colesterol alto que podem indicar o quadro.

Leia também: Proteico e pouco calórico, conheça os benefícios do iogurte grego

Como a enfermidade é um tanto silenciosa e não apresenta sintomas muito evidentes e ocasiona em um depósito de gordura no fígado, sinais como o inchaço do abdômen, sem razão aparente, podem aparecer. Geralmente, o incômodo aparece porque houve um aumento do fígado e do baço devido à concentração de triglicerídeos no sangue com valores próximos ou superiores a 800 mg/dl.

Outro sinal que pode indicar o quadro é a aparição de bolinhas de gordura na pele, chamadas de xantelasma. Elas são caracterizadas pelas bordas bem definidas e por aparecerem em grupos nas regiões do antebraço, mãos ou em volta dos olhos.

Porém, vale ressaltar que, esses sinais apenas aparecem se o colesterol estiver muito avançado. O mais comum é que as pessoas nem saibam do quadro. Por isso, é fundamental fazer check ups médicos de tempos em tempos para prevenir o avanço da doença.

Fatores que causam o colesterol alto

sinais de colesterol alto

Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do colesterol é a ausência de uma dieta saudável. O exagero em alimentos como queijos amarelos, frituras e produtos industrializados favorecem o aparecimento do quadro. Além disso, a ausência de prática de atividades físicas também aumenta os riscos de colesterol ruim no organismo. Outro aspecto que vale pontuar é a genética. Mesmo pessoas que têm uma vida saudável com boa alimentação e prática de exercícios podem sofrer da complicação. Nesses casos, o acompanhamento médico é essencial para uma ter uma boa qualidade de vida

Leia também: Musculação pode reduzir risco de infarto em até 70%, aponta estudo

Dr. Marcelo Pí

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 533, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA