fbpx
Rua Joaquim Floriano 466 - Sala 1707
contato@drmarcelopi.com   11 3071-1836
11 96605-3443

Bom condicionamento físico ajuda a prevenir agravamento do coronavírus

A pandemia do coronavírus ainda exige da comunidade científica um grande esforço para entender como o vírus pode impactar a vida das pessoas, desde a forma de contágio até as sequelas apresentadas pelos infectados. Porém, apesar desse entendimento ainda estar longe de acontecer, algumas evidências já permitem apontar alguns dos fatores de risco, como idade avançada, obesidade e diabetes. 

Leia também: Saiba quais são os esportes mais indicados para o público acima de 40 anos

Além disso, já foi possível destacar com fortes evidências que baixas concentrações de vitamina D e baixo nível de condicionamento físico também são fatores de risco, para que as pessoas infectadas desenvolvam um quadro mais grave da doença.

Estudo comprova que bom condicionamento físico minimiza agravamento do coronavírus

Em um estudo publicado em janeiro de 2021 na Mayo Clinic Proceedings, os pesquisadores correlacionaram os testes de esforço de 246 pacientes que foram posteriormente diagnosticados com Covid-19. Desses, 36% que precisaram ser hospitalizados apresentavam um nível de condicionamento físico inferior ao dos pacientes que não necessitam de internação. 

Os resultados comprovam que bons níveis de condicionamento cardiorrespiratório estão diretamente relacionados com a necessidade de internação em casos de contaminação pelo coronavírus. Embora esse fator não seja uma forma de prevenção, quanto melhor o nível de condicionamento físico do paciente, menor a chance de agravamento do quadro. 

Dessa forma, essa é mais uma evidência que reforça a importância da prática de atividades físicas regulares para proteger as pessoas não apenas de comorbidades vindas do sedentarismo, mas também de possíveis complicações decorrentes do coronavírus. 

Leia também: Com a perda de hormônios, mulheres na menopausa podem apresentar quadros graves de covid-19

 Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Comentários

comente

AGENDE SUA CONSULTA