fbpx

Cerca de 40% dos idosos com mais de 80 anos sofrem quedas anuais 

Ao longo dos anos, o corpo humano passa por inúmeras mudanças físicas, metabólicas e até psíquicas. O envelhecimento é um processo natural do corpo, mas que deve ser observado com atenção e cuidados preventivos. Um exemplo disso é que, segundo dados do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), cerca de 40% dos idosos na faixa dos 80 anos sofrem quedas todos os anos. Esse fato, na vida adulta pode até não apresentar grandes riscos, mas em pessoas idosas podem trazer consequências graves, lesões e problemas de saúde.

Na terceira idade, algumas mudanças no corpo podem reduzir a mobilidade, perda de massa muscular e força. Todos esses aspectos favorecem que as quedas e desequilíbrios sejam episódios comuns na rotina dos idosos. Diante disso, é fundamental buscar por práticas que fortaleçam as estruturas do corpo e tornem esses episódios menos frequentes ou mesmo menos danosos. Um dos exemplos disso é a prática de atividade física. A prática, já muito benéfica para pessoas mais jovens, é ainda melhor para os indivíduos com idade avançada, uma vez que ajuda no fortalecimento do corpo.

Saúde dos idosos: benefícios da prática de atividade física para um envelhecimento saudável

Dentre os benefícios da prática de atividade física na terceira idade está a melhora no condicionamento físico. Isso pode ser notado na respiração, um dos quesitos que mais sofrem danos com o avançar da idade. Práticas como caminhadas, pedaladas e aulas de dança são de grande ajuda, uma vez que aumentam a resistência cardiovascular. Por sua vez, esse aumento faz com haja uma boa oxigenação das células.

Um benefício decorrente da melhora física é a prevenção de doenças. Devido ao corpo estar rotineiramente ativo, há o menor risco de desenvolvimento de problemas cardíacos, como hipertensão e de doenças metabólicas, como colesterol e diabetes.  Complicações nos ossos também são prevenidas, já que o fortalecimento ósseo resulta no aumento da concentração de minerais, assim garantindo mais força e estabilidade para o corpo.

Leia também: Má alimentação e sedentarismo tem efeitos potencializadores em problemas cardíacos e vasculares

Dr. Marcelo Pi

Para ter uma alimentação de qualidade e nutritiva o suficiente para a correria do dia a dia, a consulta com um nutricionista é o mais recomendado. Só ele é capaz de alinhar uma dieta à sua rotina diária. O Dr. Marcelo Pí é especialista em nutrição e consegue identificar quais são suas necessidades de acordo com seu tempo para alimentação.

O consultório do Dr. Marcelo Pí está localizado na Rua Joaquim Floriano, 466, no bairro do Itaim, na cidade de São Paulo. O local possui fácil acesso de carro e transporte coletivo. Agende já sua consulta e conheça mais sobre o trabalho visitando seu site e Facebook.

Post Tags :

Share :

× Como posso te ajudar?